terça-feira, 8 de setembro de 2015

Quijingue e a 2ª Conferência Municipal da Juventude

Na última Sexta-Feira, 04/09, foi realizada a 2ª Conferência Municipal da Juventude de Quijingue. 

A Conferência da Juventude é um amplo processo de debates e participação sobre o que a Juventude quer para o Brasil. É um espaço para reivindicar, analisar e propor ações para os Poderes Públicos. 

O Tema da Conferência deste ano é "As Várias Formas de Mudar o Brasil". 

A 2ª Conferência Municipal é etapa preparatória para as Conferências Territoriais e Estadual com a propositura de Políticas Públicas e eleição de delegados. A última etapa é a Nacional, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro. 

A 2ª Conferência da Juventude de Quijingue contou com a participação de 245 jovens do município, tanto da sede quanto da zona rural.

Organizado pelo Poder Executivo Municipal e Representações da Sociedade Civil, a partir de uma Comissão Organizadora, a 2ª Conferência de Quijingue resultou em 33 Propostas de Ações Públicas em 11 Eixos Temáticos: 

Direito à Saúde; Direito à Cultura; Direito à Segurança e ao Acesso à Justiça; Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda; Direito à Educação; Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente; Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão; Direito à Cidadania, Participação Social e Política e Representação Juvenil; Direito à Diversidade e à Igualdade; Direito ao Desporto e ao Lazer; Direito ao Território e à Mobilidade. 

As Propostas feitas pelos jovens quijinguenses serão cadastradas no sistema das Conferências Estadual e Nacional para serem debatidas pelos delegados quando da realização das mesmas. 

Os delegados eleitos em Quijingue na 2ª Conferência Municipal, que representarão a Juventude Quijinguense nas Conferências Territoriais e Estadual, foram:  

Anne Silva, Representante do Coletivo Municipal de Jovens de Quijingue. 
Sóstenes Silva Costa, Músico, Representante da AQ-ACE.
Naiara Costa de Santana, Estudante e atriz amadora. 

A 2ª Conferência Municipal contou com a presença do Padre Enivaldo Barbosa que, em sua fala, chamou à reflexão sobre o que é a Juventude e o que quer a Juventude do século 21. Dailson Andrade, do Coletivo Regional Juventude e Participação Social, defendeu maior atuação política da Juventude na construção de Políticas Públicas. 

O Palestrante da Conferência,Tiago Azeviche, representante do Conselho Estadual de Juventude, explanou sobre as demandas atuais dos jovens brasileiros e seu histórico de luta pelos direitos da Juventude. 

Do Poder Executivo Municipal participaram o Secretário de Administração Joelnir Santana, representando o Prefeito de Quijingue, Almirinho (PT); o Secretário de Educação, Laecio Andrade; o Secretário de Cultura, Barbosa Júnior. 

Estiverem presentes representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social; da Secretaria Municipal de Agricultura; do Coletivo de Jovens de Quijingue; do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue; da Liga Desportiva Quijinguense; do Sindicato dos Professores APLB, Marcelo Cardoso; da Ong Humanas. 

O coral de alunos do 3ºano-vespertino do Colégio Cedlem fez uma apresentação que emocionou o plenário. O encerramento da Conferência se deu com a apresentação de Capoeira do grupo Esquiva.


Para visualizar mais fotos Clique Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário