segunda-feira, 1 de junho de 2015

Quijingue: investigados pela Policia Federal recebem intimação para depor. Operação 13 de Maio

Investigados em Quijingue na Operação 13 de Maio da Polícia Federal recebem intimação para depor na PF.

Pessoas ligadas às gestões passadas que são investigadas pela Policia Federal recebem intimação para depor na PF.

A Polícia Federal esteve em Quijingue realizando a Operação 13 de Maio, na data de 13/05/2014, para desbaratar uma rede de corrupção que envolvia prefeituras e empresas de fachadas na prática de desvio de dinheiro público até 2012.

Em Quijingue, o delegado da PF solicitou à Prefeitura documentos de contratos e licitações feitos entre os anos de 2001 e 2012, período das gestões do ex-prefeitos Joaquim Manoel dos Santos e Reinaldo Oliveira.

Duas das empresas investigadas e apontadas pela Polícia Federal como de fachada para desvio de dinheiro público tiveram contratos celebrados com a Prefeitura de Quijingue, nos anos de 2011 e 2012, na gestão do ex-prefeito Joaquim Manoel dos Santos em valores que superam a quantia de R$ 800.000.00 (oitocentos mil reais).

As empresas são  Primazia Construtora Civil e PSSA Construtora Civil Ltda, identificadas pela Polícia Federal como de fachada para desvios de dinheiro.


Abaixo, os extratos de contratos celebrados entre a prefeitura e as empresas na gestão do ex-prefeito:



A investigação da Policia Federal e o processo na Justiça Federal, que originou a operação, seguem em sigilo de Justiça.

Investigados em Quijingue receberam intimação para depor à Polícia Federal.

A Operação 13 de Maio envolveu 26 municípios baianos, dentre eles Quijingue, e mobilizou 400 policiais federais e a Controladoria Geral da União (CGU). A Justiça Federal deferiu mandados de prisão a dois ex-prefeitos e a seis ex-prefeitos. 

Os envolvidos respondem por crimes de organização criminosa, peculato, lavagem de dinheiro, crimes de responsabilidade, uso de documento falso e crimes contra a lei de licitações e malversação de recursos públicos.

Abaixo, os mandados da Justiça Federal cumpridos em Quijingue pela PF para apreensão de documentos das gestões dos ex-prefeitos:
Mandado de Busca e Apreensão da PF de documentos das gestões dos ex-prefeitos em Quijingue

Mandado de Busca e Apreensão da PF de documentos das gestões dos ex-prefeitos em Quijingue

Nenhum comentário:

Postar um comentário