terça-feira, 26 de maio de 2015

Quijingue: Prefeitura realiza ações e investimentos inéditos na Educação do município

A Prefeitura de Quijingue realiza ações e investimentos inéditos na Educação do município.

Investimentos na formação e capacitação de Profissionais da Educação; Implantação da Educação Integral nas escolas; Aquisição de bens e materiais para o uso escolar; Aquisição de Transporte Escolar; Destaque em Programa do Governo Federal; Implantação do Projeto Cisternas nas Escolas; Implantação de metodologias de educação no campo. Dentre outros.

Abaixo, 8 ações da Secretaria de Educação da atual gestão municipal:

- A Prefeitura de Quijingue, por meio da Secretaria de Educação, ampliou a execução do Programa Mais Educação do Governo Federal chegando a contemplar 90% da comunidade escolar no município. O Mais Educação objetiva ampliar a jornada escolar com educação integral nas escolas realizando atividades optativas nas áreas de saúde, artes, esportes, cultura, direitos humanos, economia, comunicação.

- A Secretaria de Educação de Quijingue elaborou o Plano de Ações Articuladas - PAR - que é o principal meio que os municípios têm para solicitar bens ao Governo Federal. Quijingue já foi contemplado com Transporte Escolar e aguarda a liberação de tantos outros bens para servir à Educação do município.

- A Prefeitura de Quijingue investe de forma inédita na formação e capacitação de Profissionais da Educação e é destaque no Pacto pela Alfabetização do Governo Federal. A Secretaria de Educação de Quijingue investiu na capacitação de professores através dos Projetos: CAT, que trabalha metodologia de educação no campo; Projeto de Formação Continuada contemplando a capacitação de professores; Parceria com a experiente Consultoria Progredir para a capacitação de toda a equipe escolar (diretores, vice-diretores, coordenadores, merendeiras faxineiras, vigilantes). A Secretaria de Educação do Governo da Reconstrução prioriza de forma inédita em Quijingue a classe docente do município. 

- A Secretaria de Educação de Quijingue implantou o Projeto Despertar que objetiva contemplar a população do campo com ações socioambientais e educativas por meio de uma metodologia de valorização do homem rural.

- Quijingue foi destaque do Pacto pela Alfabetização do Governo Federal que tem a finalidade de garantir a alfabetização das crianças com até 8 anos de idade.Quijingue foi destaque no gerenciamento do Pacto pela Alfabetização dentre os municípios da região Sisaleira.

- A Secretaria de Educação de Quijingue faz parceria e o município é contemplado com o Projeto Cisternas nas Escolas. Escolas das comunidades de Quijingue serão contempladas com Cisternas com capacidade de armazenamento de 52.000 L de água para suprir as necessidades da comunidade escolar. Esse Projeto Cisternas nas Escolas mudará a realidade das escolas mais necessitadas do município.

- A Secretaria de Educação de Quijingue adquire material, kits escolares e fardamento para os estudantes. Somente no ano passado (2014) foram investidos meio milhão de reais. Foram adquiridas mais de mil carteiras universitárias, computadores, fogões industriais, mesas, brinquedos pedagógicos, geladeiras, televisores,dentre outros materiais. Em breve serão distribuídos fardamentos aos alunos.

- Parceria entre a Prefeitura de Quijingue e a Polícia Militar leva o importante projeto Poerd às escolas municipais. Por meio do Proerd, a Polícia Militar realiza ação educativa com conscientização e orientação aos alunos no sentido de coibir as drogas e a violência no meio estudantil e aproximar as famílias dos estudantes e fortalecer sua participação na vida escolar.


via Decom-PMQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário