domingo, 8 de março de 2015

Quijingue: continua o impasse das casas do Minha Casa Minha Vida para o distrito de Algodões

Na sessão da Câmara de Vereadores desta terça-feira, 03/03, o Presidente Washington, mais uma vez, não colocou em votação o projeto da Minha Casa Minha Vida que irá beneficiar 100 famílias no distrito de Algodões.

O vereador Washington argumentou que visitou o endereço da Associação indicado nos documentos porém encontrou no local uma casa para alugar, e não o funcionamento de uma Associação. Devido a isso não colocou o Projeto em votação.


A Associação responsável pelo gerenciamento do projeto é a ACAFAG - entidade que funciona há muitos anos. O número de inscrição na Receita Federal é 63.226.302/0001-00. A ACAFAG já realizou inúmeros trabalhos em outros municípios.


A escolha da Associação para o gerenciamento do Minha Casa Minha Vida foi feita pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) do Governo do Estado, não tendo o município intervenção nesse processo, conforme técnicos do governo e da associação.


O representante da ACAFAG, Marcus Superbus, esclarece que o endereço da ACAFAG fica no endereço Estrada do Coqueiro Grande, 126, Cajazeiras, Salvador- BA, tel: (71) 3395-5282, no terceiro Prédio.


Habilitada como Entidade Organizadora (E.O.) para a execução do Programa Minha Casa Minha Vida - Entidades - conforme Portaria Interministerial n. 105/2012 de 02/03/2012, no nível D, sendo validada nessa condição conforme Portaria n. 107 de 26/02/2013. Portanto, a Associação existe, sim, e funciona. Aliás, a Associação existe há mais de 20 anos.

Acesse mais dados da Associação Clicando Aqui

Acesse os dados da Portaria Interministerial de habilitação da Associação para gerenciamento do Minha Casa Minha Vida Clicando Aqui


Acesse os dados de habilitação da Associação pelo Ministério da Justiça Clicando Aqui


Abaixo, uma reportagem feita pela TV-Bahia e TV Record sobre o trabalho da ACAFAG:




A Fiscalização da obra fica por conta da Caixa Econômica Federal e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur).

É necessário que os vereadores aprovem o projeto para a construção das 100 casas do Minha Casa Minha Vida.


O Prefeito Almirinho (PT) anunciou que fará uma grande reunião e mobilização com as famílias de Algodões na próxima segunda-feira (09/03) para explicar a necessidade da aprovação desse importante projeto para as 100 famílias beneficiadas. 


Trata-se de um dos maiores projetos da história de Quijingue, orçado em R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) em investimentos.


Para ler mais sobre o Projeto e a necessidade de aprovação clique em Mais Informações





1. Quijingue foi contemplado pelo programa do governo federal Minha Casa Minha Vida para a construção de 100 Casas no distrito de Algodões.

2. A Prefeitura de Quijingue, como contrapartida, desapropriou a área territorial para a construção das 100 casas.


3. A Câmara de Vereadores precisa aprovar a liberação do projeto para a construção das casas que serão a moradia das 100 famílias.


4. Quem fez o cadastramento das famílias que irão receber as casas foi a Caixa Econômica. É a própria Caixa que define os critérios e faz a seleção das famílias. Foram 400 famílias inscritas e a Caixa selecionou 100 delas.

5. A Prefeitura de Quijingue entra como contrapartida cedendo o terreno para a construção das casas, já fez a desapropriação da área e agora só falta a Câmara votar. 


6. O ponto que mais preocupa as famílias que receberão as casas é que existe um prazo determinado. 


Se a Câmara não votar o Projeto Quijingue, isto é, Algodões, perderá as casas. Ou seja, só depende da votação dos vereadores. O prazo já foi vencido uma vez no final do ano passado e a Prefeitura conseguiu um novo prazo. São 100 famílias aguardando e não podem perder essa oportunidade de realizarem o sonho da Casa Própria.

07. O Projeto está orçado em R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) e é uma das maiores obras da história de Quijingue.


O Prefeito Almirinho (PT) anunciou que as ruas com as novas casas serão inauguradas já com calçamento.

08. É necessário que eleitores e cidadãos de Quijingue cobrem dos seus Vereadores a aprovação desse Projeto para que as 100 famílias adquiram sua moradia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário