segunda-feira, 2 de março de 2015

A reativação da Liga Desportiva Quijinguense

Liga Desportiva Quijinguense – LDQ fundada em 30 de junho de 1982, sendo seus fundadores o CEAQ Esporte Clube, AJAX Futebol Clube, Esporte Clube Independente e Botafogo Futebol Clube é uma sociedade civil cujo o objetivo central é o desenvolvimento e a regulamentação da prática desportiva no município de Quijingue.

A LDQ foi encontrada de forma totalmente irregular, tento em se tratado de registro em cartório quanto junto à Federação Baiana de Futebol – FBF. Com registro em cartório em toda a historia da LDQ só houve um representante legal que foi o presidente de fundação o Sr. José Rui do Nascimento com registro em cartório de 30 de setembro de 1983. Desde então nenhuma diretoria tinha sido registrada em cartório ficando assim, suas obrigações junto a Receita Federal e Judicialmente irregular. A nova diretoria já foi registrado e encontra-se finalizando esses processos de regularização juntos à RF, pra que a mesma fique aberta a receber doações dos mais variados segmentos bem como formar convênios.

Os registros juntos a Federação Baiana de Futebol – FBF, apresentaram-se desde o inicio como uma forte barreira para a reativação da LDQ, porém em um esforço conjunto de diversas pessoas que se empanharam em buscar soluções para a regularização da mesma entre elas Almir Terra Branca Coordenador Municipal de Esportes e grande mentor da reativação da LIGA, Professor Edvaldo Santana, atual presidente de reestruturação  e o Sr. David Andrade vereador de Tucano e assessores da Deputada Fátima Nunes, viabilizaram meios para levantar a situação da mesma junto a FBF até encontrando os meios mais convenientes para a reativa-la. No dia 13 de fevereiro de 2014 houve uma reunião junto ao presidente da FBF Sr. Ednaldo Rodrigues, a diretora Técnica da FBF a Stª Taíse Galvão e demais diretores representantes da FBF quem além de apresentarem todo o suporte técnico orientou passo a passo quais seriam os meios para regularizar a mesma junto a FBF.

Para ler o texto completo clique em Mais Informações




Junto à Federação a Liga tinha seu registro vencido desde 30 de março de 2005, quando seu ultimo representante foi o Sr. José Leônidas. A equipe de reestruturação conduziu todas as negociações junto a FBF representada pelo Sr Ednaldo Rodrigues restando no momento a entrega dos últimos documentos solicitados à Liga e já enviados aquela entidade.

DIRETORIA

A nova diretoria de reestrutura tem seu caráter provisório, haja vista ficou acordado entre as entidades e terá até julho de 2016 para regularizar e apresentar a entidade os rumos desejados e proporcionar as bases para o desenvolvimento do esporte quijiguense. O grupo que trabalha esse novo direcionamento é considerado bastante heterogêneo sendo que alguns apresentam papel de forte influencia e participação, mas todos com sua importância que são eles: Edvaldo Santana, Guilherme do Pedrento, Beto, Marcelo, Honorio Souza, Dirceu Pimentel, Leandrinho, Diego Bispo, Roberval Santana, Moacir e Dieguinho, assumiram diretamente o processo de regularização e reestruturação da LDQ.

PROJETOS

Em 2015 como parte do projeto haverá a realização da COPA TRIÚNFO DE FUTSAL, com inicio previsto para a primeira semana de fevereiro e algumas parcerias com alguns eventos esportivos. Além da realização de campeonatos de categorias de base previsto para o segundo semestre do ano corrente. 

A Diretoria da LIGA trabalha com a regularização da diretoria dos clubes que vem a serem filiados junto a Instituição e tendo como uma das prioridades a reformulação do Estatuto, visto que este é considerado defasado (criado no momento de sua fundação e até o momento na foi atualizado). Porém o estatuto, entende a equipe de reestruturação que deverá ser um projeto a ser construído no coletivo, no debate entre os representantes e os esportistas que terão ligação direto com a LDQ. 

Em 2016 além da realização da segunda edição da COPA TRIUNFO teremos o retorno do CAMPEOANTO QUIJINGUENSE DE FUTEBOL, tanto na categoria masculina quanto na categoria feminino e as categorias de base que surgem como mecanismos de lazer a sociedade juvenil de Quijingue. 

Em julho de 2016 haverá a eleição de uma diretoria permanente aberta e com assembleia plena elegendo todos os cargos da LDQ.  

Att Liga Desportiva Quijinguense

Nenhum comentário:

Postar um comentário