quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Quijingue realiza Jornada Pedagógica 2015

Tema deste ano: (Re)significando a prática pedagógica com foco nos desafios impostos pelo cotidiano da sala de aula”



O município de Quijingue encerrou nesta quarta-feira (11) as atividades da Jornada Pedagógica 2015. Promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMEQ) entre os dias 9, 10 e 11 de fevereiro, a jornada já está sendo considerada pelos educadores participantes como uma das melhores já realizadas em Quijingue. 

Laécio Andrade, Secretário Municipal de Educação
A abertura do Jornada aconteceu na manhã dá última segunda-feira (09), na quadra poliesportiva da Escola Navarro de Brito, onde educadores, diretores, coordenadores pedagógicos, representantes da APLB-Sindicato, entre outras autoridades municipais se fizeram presentes e foram recebidos de forma calorosa pela coordenação do evento. Cada participante recebeu um Kit composto por uma bolsa, caderno, folder com a programação e uma barra de chocolate. Em seguida todos foram contemplados com uma contagiante apresentação musical do cantor Rodrigo Ribeiro, preparado especialmente para ocasião, além apresentações culturais com os grupos da Capoeira Esquiva e de dança das escolas ACM na Sede e do povoado de Lagoa da Barra.


Marcelo Cardoso
O Secretário de educação Laécio Andrade abriu os trabalhos dando boas vindas a todos e destacando a importância da Jornada Pedagógica no planejamento do ano letivo. Laécio parabenizou a equipe envolvida na organização da Jornada e agradeceu aos parceiros pelo apoio dado na realização do evento. Ao fazer uso da palavra o presidente da APLB-Sindicato – entidade parceira na realização da jornada, Marcelo Cardoso, falou sobre os desafios enfrentados pelo professor no dia a dia em sala de aula e alertou para que a educação seja pensada como política de Estado e não de partidos políticos.


Os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar as palestras dos professores Dr. Daélcio Ferreira Campos Mendonça (UFBA), que falou sobre Inovação na Prática Pedagógica e Avaliação Escolar; e Dr. Joel Câmara, que explanou sobre a Ética Profissional e Compromisso Social do Educador. Os professores participaram ainda de oficinas com abordagens voltadas a situações do cotidiano escolar. 

Dr. Daélcio F. Campos Mendonça
Este ano, mais uma vez, a Secretaria de Educação de Quijingue montou uma grande estrutura para recepcionar os educadores da rede municipal, com transporte, alimentação, cultura e arte, ornamentação e toda comodidade, numa clara demonstração de respeito e apreço pelos profissionais. Uma das inovações da Jornada Pedagógica desse ano foram as capacitações oferecidas aos profissionais de apoio: merendeiras, faxineiras, vigilantes e motoristas. Destaque também para a participação dos grupos produtivos do município que foram convidados a ofertar seus produtos durante o evento.

Essa é a terceira Jornada Pedagógica promovida pelo Governo da Reconstrução e vem crescendo e melhorando a cada ano, sempre com a participação de renomados palestrantes e temáticas atuais. A Jornada é um momento de consolidação do planejamento para o ano letivo que se inicia, a partir de reflexões sobre as ações, metas e estratégias para melhoria dos processos de ensino e de aprendizagem dos estudantes da rede municipal.

Informações DECOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário