sexta-feira, 3 de agosto de 2012

STR e TOPA juntos erradicando o analfabetismo em Quijingue

Por: Professora Elza


No dia 30 de julho, segunda feira, aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quijingue (STR), uma oficina pedagógica com coordenadores e alfabetizadores do TOPA – Todos Pela Alfabetização. Na ocasião o presidente do órgão, José Carlos Almeida, ministrou uma palestra sobre os programas sociais e a importância da divulgação dos mesmos nas comunidades ali representadas, ressaltando a importância dos alfabetizadores nesse processo, informando aos alunos- trabalhadores rurais  sobre os seus direitos. Zé Carlos parabenizou e agradeceu a todos os coordenadores e alfabetizadores por estarem colaborando para a erradicação do analfabetismo em nosso município. 

Na sequência, foram realizadas dinâmicas que refletiram a importância do aconchego uns com os outros, respeitando as diferenças e limites de cada um. Foram discutidos ainda a problemática dos planos de aula, exercitando os mesmos em grupo para melhor refletir as dificuldades e buscando a resolução dos problemas.  No final a coordenação realizou uma avaliação em encontro. 

Na terça-feira (dia 31), foram realizadas as últimas entregas de material didático do TOPA, sendo que no município são 29 comunidades e 489 alunos com participação ativa nas aulas. Os alunos e alfabetizadores receberam um kit com bolsas e material pedagógico necessário ao desenvolvimento das atividades. Todo material didático do TOPA foi enviado pelo o governo do Estado, suprindo assim as demanda de todas as turmas. 

A turma do Poço do Cavalo foi a última a receber a visita dos Coordenadores. A professora Elza, uma das coordenadoras do programa, falou sobre essa experiência: “Estavam todos animados querendo ouvir o que tínhamos a dizer; questionaram sobre os programas que o STR desenvolve, ouviram histórias e se divertiram com a dinâmica que refletiu a importância da troca, do respeito e amizade. Saímos satisfeitos com a turma”, disse.

A coordenação e os alfabetizadores sabem que alfabetizar é um desafio constante, ao mesmo tempo em que é um objetivo prazeroso, que nos move a continuar esse processo. 

Informações do blog do Mizael Santos

7 comentários:

  1. VIXE MARIA ABRIRAM A CRECHE COM ALGUMAS CRIANÇAS PARA FAZER REUNIÃO POLITICA NO ALTO, E LEVARAM OS DOIS GATOS PINGADOS DA PREFEITURA PRA FAZER VOLUME TÁ RUIM O NEGOCIO KAKAKAKAKAKAAAAAAAAAAAAAAAA E TOME 13 KKAKAKAKKKKKKKKAAAAAAAAAAA VAI PRO TEU PARAGUAI..

    ResponderExcluir
  2. e ai oposição vão deixa a turma dos fichas sujas colocar carro locado em passeata, tem dois da secretaria e do seri.

    ResponderExcluir
  3. carro da saúde de Quijingue estão participando de passeata. filmagem está feita

    ResponderExcluir
  4. nossa quanta confiança no Pt cuidado gente .............. pode ser mas um lalau

    ResponderExcluir
  5. minha gente tem um canidato que diz que acorda cedo para trabalhar, no entanto só trabalha um dia por semana, o senhor Gois é funcionario da Ebda em Monte Santo e só trabalha um dia por semana, vai te catar hipocresia,

    ResponderExcluir
  6. Vc.ta certo como pode um onibus escolar ser carroça da saude de quijingue. Oprefeitura.Ruimmm. vamos mudar.agora é13.para arrumar municipio

    ResponderExcluir
  7. olha ai gente a equipe que esta há 16 anos no poder, dois prefeitos ficha sujas: JOAQUIM, REINALDO NININHO, PEDRO DO ABILIO, ALDUINO,CLOVES, VANDO, ESPEDITO, WASNGHTON, JOAZINHO DO ARTUR, IVANI, MANOEL DO JOAO FELIS ENTRE OUTROS, QUANTO TEMPO NO PODER E NADA.

    ResponderExcluir