terça-feira, 21 de agosto de 2012

Muda Quijingue!

Por Prof. Laécio Andrade

A História do ser humano é marcada por grandes transformações.

Desde o Homo sapiens, até o homem moderno conforme conhecemos hoje, um longo processo evolutivo ocorreu, possibilitando-os, desenvolver diferentes formas de ver, interpretar e agir no mundo.

Contudo, se olharmos ao nosso redor veremos que, além do ser humano, muitas outras coisas também mudam. Na natureza, não faltam exemplos:

Desde as estações do ano (inverno, verão, primavera e outono), às fases da lua (nova, crescente, cheia, minguante) até mesmo no mar, as transformações são notórias.

Assim, percebemos que tudo de uma forma ou de outra passa por mudanças.

E na política não é diferente! Ela evolui na medida em que o pensamento humano aprimora-se ao sugerir e efetivar novas ações capazes de atender as necessidades básicas das pessoas que mais precisam.

No entanto, como se diz por aí: “remando contra a maré”, ou melhor, na “contramão” do processo natural e, portanto, inevitável de metamorfose/mudança que passa o ser humano e a natureza, a política-partidária em Quijingue insistiu até hoje em permanecer na mais absoluta e solitária inércia.

Às vezes,uma pergunta nos chama a atenção: o século XXI chegou mesmo a Quijingue? 

Velhas práticas, de velhos personagens políticos, nos dão a conotação de que ainda estamos presos à Antiguidade. Tendo em vista os 16 anos, que mais parecem 16 séculos, nos quais Quijingue parece ter adormecido parado no tempo. (Vide à cidade)

Mas, como o sol que nasce a cada dia, como a correnteza do rio que não deixa-se aprisionar, como a flor do mandacaru que insiste em brotar, a mudança “bate a porta” e traz com ele a esperança de um novo dia.  
E como dizia o inesquecível Raul Seixas: “Eu prefiro ser essa metamorfose ambulante do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo”!




“Vai começar uma nova História”: e eu faço parte dela!


13 comentários:

  1. Professor Laércio, Quijingue tem evoluido sim, só não vê pessoas partidaristas como vc... Mas é fácil entender por vc insiste em dizer q Quijingue ñ evoluiu, vc quer convencer as pessoas q seu candidato é o melhor pra Quijingue, por q está almejando um cargo político, quem sabe se não é a secretária de educacão.... rsrsrsrsrs Vai ficar só na vontade..


    ResponderExcluir
  2. Vixe........................kkkkkkkkkkkkkk, matou.

    ResponderExcluir
  3. OLHA E SE FOSSE SERIA O MELHOR SECRETARIO DE EDUCAÇÃO QUE NOSSA CIDADE IA TER, PROQUE OS QUE PASSARAM E ESTÃO, PELO AMOR DE DEUS QUIJINGUE ESTÁ ABAIXO DE TUDO LEMBRANDO SEGUNA CIDADE MAIS POBRE DA BAHIA

    ResponderExcluir
  4. Vou deixar um pequeno texto para todos pensarem um pouco sobre a politica principalmente de quijingue.

    Na participação popular infelizmente ou felizmente é uma grande verdade quando se diz que: Quem se nega a participar da política na sociedade, entrega quase sempre na mão de bandidos o seu futuro como também o da sua família. A Política com "P" maiúsculo é a atividade que define nosso destino em todos os âmbitos da vida em sociedade. Abrir mão de discutir as prioridades , os caminhos mais justos, a distribuição de riquezas, as leis de uma sociedade é colocar o poder na mão de uma reduzida elite que irá dirigir uma cidade, o país e o mundo de acordo com seus mesquinhos interesses. Bertold Brechet em seu poema "O Analfabeto Político" diz o seguinte:

    "O PIOR ANALFABETO, É O POLÍTICO
    ELE NÃO OUVE, NAÃO FALA,
    NEM PARTICIPA DOS ACONTECIMENTOS POLÍTICOS.

    ELE NÃO SABE QUE O CUSTO DA VIDA,
    O PREÇO DO FEIJÃO, DO PEIXE, DA FARINHA,
    DO ALUGUEL, DO SAPATO E DO REMÉDIO
    DEPENDEM DAS DECISÕES POLÍTICAS.

    O ANALFABETO POLÍTICO
    É TÃO BURRO QUE SE ORGULHA
    E ESTUFA O PEITO DIZENDO
    QUE ODEIA A POLÍTICA

    NÃO SABE O IMBECIL QUE,
    DA SUA IGNORÂNCIA POLÍTICA
    NASCE A PROSTITUTA, O MENOS ABANDONADO,
    E O PIOR DE TODOS OS BANDIDOS,
    QUE É O POLÍTICO VIGARISTA,
    PILANTRA, CORRUPTO E O LACAIO
    DAS EMPRESAS NACIONAIS E MULTINACIONAIS."

    Quando se trata dessa cidade chamada Quijingue, eu faço questão de mandar esse texto para vocês refletirem mais.

    Assinado Adelino, ex-professor da cidade. Obrigado

    ResponderExcluir
  5. Sem reformas nem Quijingue, nem o Brasil evolui. Vc Acha que Almirinho vai ser a solução para o insolúvel? Acoooorrrda, LaRDÉCIO!

    ResponderExcluir
  6. é ncrivel como esses textos bonitos só aparecem em ano de eleição!!!´´e muita bajulação

    ResponderExcluir
  7. Quijingue evoluiu tanto que na maiorias das coisas e dependente de E. da cunha;e so observar no ponto de onibus a quantidade de veiculo lotado o dia enteiro so nao ver quem nao quer.Ainda bem que existem pessoas que se preocupam e querem ver uma Quijngue melhor para nossos filhos ,va em frente Laecio colocando seus textos esclarecedores .

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Laercio...não ligue para as críticasé sinal que ta incomdando os comedores

    ResponderExcluir
  9. eita gota serena, ,MUDA QUIJINGUE!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. EU já disse não voto em candidato ficha suja ou apoiado em ficha suja. eu não vendo Quijingue.

    ResponderExcluir
  11. eta que os 55 tão com medo de perder a teta da vaca. é 13 neles.

    ResponderExcluir
  12. EU VOTO LIMPO, VOTO MUDANÇA EU SOU EU E VOTO 13

    ResponderExcluir
  13. eui voto limpo eu voto mudança 13.

    ResponderExcluir