sábado, 7 de julho de 2012

XÔ COMPRA DE VOTOS!


Por: Prof. Laécio Andrade

A publicação da Lei nº 9.840, de 28.9.1999tornou-se um avanço importante para o país, pois permitiu a cassação do registro ou diploma do candidato flagrado na prática ilícita de compra de votos e outras condutas vedadas a agentes públicos de acordo com a Lei de Inelegibilidade, Lei Complementar no 64, de 18 de maio de 1990. 

Assim, de acordo com a redação da supracitada Lei nº 9.840/90:“constitui captação de sufrágio, vedada por esta Lei, o candidato doar, oferecer, prometer, ou entregar, ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza, inclusive emprego ou função pública, desde o registro da candidatura até o dia da eleição, inclusive, sob pena de multa de mil a cinqüenta mil reais, e cassação do registro ou do diploma”.

Não obstante, a lei por si só não garantirá o fim desta prática tão nociva à Democracia Brasileira. 

Urge um processo incansável, persistente e objetivo de CONSCIENTIZAÇÃO do eleitorado, principalmente, àqueles mais vulneráveis a esta prática que são, inevitavelmente, os mais carentes economicamente e de informação/conhecimento. Infelizmente háexceções!  

Apelo, portanto, para uma das práticas mais singulares do ser humano que é a EDUCAÇÃO. Nela o diálogo persiste e oportuniza o aprendizado dos sujeitos uns com os outros:

- Aprendem que ao vender seu voto ele está vendendoà saúde, a educação, a segurança,o lazer, enfim, todos os direitos fundamentais da sua família;

- Aprendem que ao vender seu voto ele está vendendo a sua possibilidade de cobrar melhorias no futuro;

- Aprendem que ao vender seu voto ele poderá eleger um agente público corrupto que, certamente, só se preocupará com os seus interesses pessoais.

“Ei”, atenção: não venda seu voto ele é somente seu, é intransferível. Oriente sua família, seu amigo, seu vizinho, seu conterrâneo, diga-os que quem vende seu voto vende sua própria DIGNIDADE. 

Portanto: XÔ COMPRA DE VOTOS!

11 comentários:

  1. Parabéns é isso aí XÔ COMPRA DE VOTOS!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns profº: Laécio Andrade, Isso aí é o que vem acontecendo muito na nossa cidade Quijingue. Pois pessoas que não tem conhecimentos são enganadas por candidatos "espertos".
    Portanto vocês que tem acesso ao conhecimento não se deixem levar por esses corruptos e oriente a essas pessoas sem conhecimentos.

    ResponderExcluir
  3. PT só em tucano quijingue é 559 de julho de 2012 21:50

    Ora!Ora! anõnimo: atribuir venda de votos as pessoas menos esclarecidas é não conciderar venda de votos, a troca por empregos, pois é, foi o que esses falços- moralistas fizeram na eleição de deputado. ou eles ocupam seus respectivos cargos por capacidade técnica ou intelectual. pense nisso!

    ResponderExcluir
  4. amigo o pt deu certo no Brasil, na Bahia e vai dar certo em Quijingue, pois a onde o PT governa dar certo ok.

    ResponderExcluir
  5. eu era 25 agora sou 13, eu vou votar conta a minha fome zero.

    ResponderExcluir
  6. espero que esse ano alguns comércios na sede não sejam local de compra de votos

    ResponderExcluir
  7. Ouvir de uma balconista em um mercado na sede que o seu chefe está segurando os cartões do bolsa família e que só libera mediante conversa no seu escritório. Lamentável esse povo, não quer perder o poder mesmo.

    ResponderExcluir
  8. tem gente seguranço cartão do bolsa família do povo. isso é crime!

    ResponderExcluir
  9. Isso é normal é o caratar dos políticos de quijingue ,não só dai mas de todas as cidades vizinhas .quer um conselho grave toda a conversa e coloque na internete .não adianta falar que fulano falou ou não falou sem provas é uma grande mentira.porque Voce nào gravou a conversa ?

    ResponderExcluir
  10. QUIJINGUE.COM, VEJA O BLOG DO JOSIAS, OU POLITICALIVRE O PT SÓ CEDERÁ AS FOTOS DE LULA E DILMA PARA O PT. VEJA AI.

    ResponderExcluir
  11. ao povo da oposição, tem uma cacamba amarela locada para prefeitura colocando mandioca, mandacaru, palma para algumas pessoas, ou seja comprando voto, o outro é um carro locado para saude usando as musicas dos canidatos do prefeito ficha suja em seu tocafitas. a cacamba amarela é do maceté.

    ResponderExcluir