sexta-feira, 6 de julho de 2012

Salvador e Quijingue: duas cidades, o mesmo drama‏


Por: Jorge Márcio

Salvador-Bahia
Primeira capital do Brasil, maior cidade do Atlântico Sul no século XVIII, terceira capital mais populosa do país no século XXI; 86% de sua população genuinamente negra. Essas são algumas das características de Salvador – cenário e espelho para as demais cidades do estado quando o assunto é sucessão, escolha de seus dirigentes. O agrupamento de14 partidos em torno do deputado federal e líder do então presidente Luis Inácio Lula da Silva em seu primeiro mandato – Nelson Pelegrino (PT) é a mais pura síntese da preocupação e do reparo que deve ser feito com urgência na gestão de nossa cidade / mãe.

As pesquisas de opinião até aqui postas indicam e a ausência do prefeito João Henrique Carneiro (PP) – em não apresentar ninguém para sucedê-lo, acendeu mesmo uma luz vermelha na direção da mudança. Se por um lado o candidato do DEM (ex- PFL,ex-PDS, ex- ARENA) apresenta leve “vantagem”, por outro lado o mesmo ACM Neto detém o maior índice de rejeição. Salvador já teve uma prefeita – Lídice da Mata (PSB) que não fez grande coisa em virtude da ação maligna do carlismo junto ao então presidente José Sarney. Tudo era bloqueado! O deputado Nelson Pelegrino além de grande experiência parlamentar – tanto na oposição como na situação – mostra que tem envergadura moral e política para gerir uma cidade/problema, cujo IDH é baixíssimo e o desemprego é elástico e os problemas são diversos. Respeito da diversidade é a Tônica desta campanha . Ao escolher uma mulher, negra, vereadora experimentada por vários mandatos consecutivos para vice-prefeita – Olivia Santana (PC do B) dará ao projeto político, o jeito PT de governar uma inspiração e toda a tranqüilidade que se necessita para dá a Salvador um modelo de gestão que deu certo em Vitória (ES) Porto Alegre (RS) Recife (PE) Campinas (SP) só para citar exemplos de que onde o partido dos trabalhadores no governo; as políticas públicas dão certo, a corrupção não tem vez, o nepotismo não encontra eco.

Quijingue-Bahia
Ao comentar o panorama soteropolitano pretendo mesmo fazer um link com a situação vivida em Quijingue, que há dezesseis anos enfrenta uma onda de corrupção, perseguição, falta de transparência no processo licitatório, nepotismo sem limite, um verdadeiro mar de lama! Realinhar Quijingue com os governos estadual e federal – ambos do PT; é fundamental para que novos horizontes continuem a se materializar. Se não fossem as ações concretas de transferência de renda, o acesso a energia elétrica e principalmente a água, o estado de calamidade que assistimos em nossa terra certamente seria bem maior. A falta de escrúpulo do atual prefeito Joaquim Manoel do Santos – prefeito ficha suja não conhece limites! O trabalho belíssimo da bancada de oposição na câmara capitaneado pelo líder Antonio Brito (PT) e equilibradamente seguido por seus colegas Romero Rocha (PDT) Reginaldo Cavalcante (PT) e Célia Silva (PT) merece como prêmio a renovação de seus mandatos. Os professores – tão massacrados com baixos salários e deploráveis condições de trabalho; os alunos sem acesso a merenda de qualidade e a tecnologia da informação para lhes colocar de verdade neste século peculiarizado pelo volume de informações e mudanças devem no dia da eleição digitar um belo recado na urna eletrônica deletando os ratos, os déspotas que com o mau uso do erário público se revesam no poder com a criminosa compra de votos. Os formadores de opinião não devem continuar alheios, acomodados deixando a carruagem da corrupção passar impune. Acorda cidade! Tá na hora de mudar! Não podemos continuar perdendo o bonde da história.

14 comentários:

  1. Caro Jorge Marcio, você está equivocado quando chama o prefeito de ficha suja, acompanhe aqui:
    http://www.bahianoticias.com.br/principal/noticia/118784-confira-lista-do-tcm-que-pode-deixar-965-politicos-inelegiveis.html

    ResponderExcluir
  2. belissimo texto, parabéns esse é meu sentimento de ódio ao poder e amor a minha terra.

    ResponderExcluir
  3. amigão veja a lista do tce, não é tcm, ou seja cada um é orgão e entidades diferentes, veja o tce. e depois o tribunal de justiça ok.. ficha suja sim

    ResponderExcluir
  4. veja o nome do prefeito JOAQUIM MANOEL DOS SANTOS NO TCE.E DEPOIS NA JUSTIÇA

    ResponderExcluir
  5. Prof. Laecio Andrade F. Silva6 de julho de 2012 15:29

    Professor Jorge eu gostaria de dizer que você está equivocado, mas infelizmente meu amigo, você tem toda razão.

    Não podemos mais sustentar uma gestão municipal apática, irresponsável, antidemocrática e com várias suspeitas de corrupção.

    Nos seus 50 anos de emancipação política Quijingue não tem o que comemorar, ao ser:

    1- A saudade ao ver nossos jovens distantes dos seus lares;

    2- A violência absurdamente grande equiparando-se a cidades de maior porte;

    3- As frequentes manchetes que aponta o Prefeito como réu em processos;

    4- O fracasso da econômia local;

    5- Um Hospital sem a mínima condição de receber seus enfermos;

    6- Estudantes que não aprender, professores caretes de qualificação e melhores salários; A Casa de Estudantes - CAQTUS que tive orgulho em participar da construção do projeto até aprovação na Câmara, hoje, encontra-se abandonada sem nenhum estudante na cidade de Feira de Santana.

    7- Falta de compromisso com o meio ambiente, nunca se derrubou tantas árvores na sede e nos municípios. E não podemos dizer que isso ocorre em virtude de calçamentos e ruas. Existe hoje diferentes estratágias que buscam conciliar desenvolvimento e preservação ambiental;


    Enfim, são vários os indicativos que denunciam o caos que atinge todo o município.

    Melhorias são fundamentais e urgente. Para isso é preciso ousarmos e dar oportunidade para diferentes formas de governar, caso contrário, seremos todos co-autores da destruição política, econômica e social que vitima Quijingue.

    Parabéns Jorge.

    ResponderExcluir
  6. Prof. Laecio Andrade F. Silva6 de julho de 2012 22:48

    Errata:
    Leia-se aprendem, carentes, estratégias, existem e urgentes.

    ResponderExcluir
  7. texto apresenta senso comum, rancor pessoal não há um análise crítica dos fatos: citar ex. de boas administrações e atribuir a o seu partido é inválido pois poderia a esta lista ser acressentado problemas como a destruição da educação na bahia as condições precárias em que se encontram as estradas estaduaes, a precareedade na saúde, o mar de corrupçao nos governos do pt, o texo é incoerente quando atribui os problemas em quijingue nos utimos 16 anos isso fica evidente que foi nessa época que vc,s perderam regalias, pois se há problemas de má administração e corrupção em quijingue a maioria desta gente já participaram e querem voltar a praticar os mesmos atos. ou não aonde você estava ha 16 anos atrás? agora é 55

    ResponderExcluir
  8. AMIGOS DE QUIJINGUE, O PREFEITO DE QUIJINGUE É REU EM VARIOS PROCESSOS, É FICHA SUJA, QUIJINGUE TEM O SEGUNDO PIOR IDH DA BAHIA, ESSE CARA TEM QUE SER VARRIDO DO MAPA DAS PESSOAS DE BEM DESSE MUNCIPIO, ALIAS É DO PIAUI.

    ResponderExcluir
  9. me falem como está a casa do estudante de Feira de Santana e quem é que está estudando.

    ResponderExcluir
  10. tanto acusam Joaquim, mas esquecem que o candidato não é Joaquim. É Nininho Goes, e nele a gente pode confiar, esse tempo de Joaquim acabou, queremos ele fora, mas me desculpem a oposição, que tanto falam de mudança e nunca mudam no jeito de fazer campanha, a começar pelo candidato de voces... querem mudança, comecem pelo candidato e arrumem outro pra bater NIninho, porque esse sim é o Homem!!

    ResponderExcluir
  11. ISSO MESMO ENQUANTO ELES BATEM EM JOAQUIM SEM APRESENTAR ALTERNATIVA NININHO CRECE, TÁ É BOM CONTINUEM ASSIM QUE VAI SER FACIM FACIM

    ResponderExcluir
  12. é mesmo, o senhor gois, é funcionario da ebda há 25 anos o que fez por Quijingue ?, só ele ganha as licitaçoes da merenda escolar do municipio há 16 anos, estanho não é.. o cara trabalha no comercio e ainda não tem um predio proprio, paga aluguel no mercadinho que trabalha, é ligado há todos os dois prefeitos desse grupo que tem desseseis anos no poder e por sinal os dois ficha sujas, o que podemos esperar desse cidadão ?..

    ResponderExcluir
  13. Apesar da tentativa desesperada de vocês separarem a imagem de Joaquim de Nininho, isso é impossível. E o povo sabe muito bem disso!

    São sinônimos, Nininho está sendo apoiado por duas pessoas que destruiram Quijingue: Joaquim e Reinaldo.

    Nininho = Joaquim = Reinaldo.

    ResponderExcluir
  14. nao querem mais que fale de joaquim srsrsrsr comedia ne doeu foi?falar de joaquim automaticamente respinga me nininho.

    ResponderExcluir