sábado, 21 de julho de 2012

QUIJINGUE: a melhor cidade do mundo!


Por: Prof. Laécio Andrade

Hoje, como de costume acordei cedo, por volta das 6h30, aproveitei para passear na minha querida cidade Quijingue. Neste passeio, fiquei surpreso como tão linda ela está, tudo bem limpo e organizado; muitas árvores; praças e ruas bem cuidadas; não há lixo e esgoto a céu aberto, pois existe um interessante sistema de saneamento básico.

Por sorte, encontrei algumas senhoras que varriam a rua, todas bem uniformizadas, protegidas com luvas, botas, chapéus... pareciam satisfeitas com as condições de trabalho oferecidas pela prefeitura. Bom dia! eu disse e fui em frente!


Como já passavam das 8h, aproveiteipara tomar um cafezinho na padariapróximo a praça do obrigo.Neste intervalo,tive a oportunidade de ver os comerciantes e seus funcionários iniciarem suas atividades. E aí, alguns detalhes me chamaram a atenção: todos eles estavam com um semblante de muita felicidade, suas prateleiras estavam cheias de produtos ehavia várias promoções para atender os clientes que já chegavam ali dos “quatro cantos” da cidadee região. Não é mais necessário ir para Euclides da Cunha. O comércio de Quijingue se fortaleceu!

Muitosjovens amigos que há anos tiveram que partir para enfrentar a dura realidade nas cidades grandes ou colheitas no sudoeste da Bahia, agora estavam de volta, ou como empregados na fábrica de couro criada há 2 anos ou donos do seu próprio negócio no centro da cidade.São empreendedores!

Logo um pensamento me ocorreu: como a economia da minha cidade cresceu nestes últimos 11 anos que fiquei distante. O IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é uns dos melhores do Bahia. Todas as pessoas, da sede e povoados, estão felizes por que tem qualidade de vida.

Olhei para o relógio e já passavam das 9h30, era hora de voltar! Nesse trajeto até minha casa,passei em frente à casa do povo, ou seja, a prefeitura. Não resistir e adentrei:

Lá outra surpresa. Percebi que, diariamente, são fixados no muraltodo o movimento de caixa do dia anterior, o chamado boletim de caixa, discriminando todos os pagamento e transações efetuados, absolutamente tudo. Não parou por ai, um folheto anunciava um encontro a realizar-se no próximo dia 31/07, em que o poder público e a comunidade Quijinguense irão avaliar as ações dos últimos 04 anos do governo municipal. Com isso, não tive dúvidas, a gestão da minha cidade é democrática e participativa. Todos podem contribuir nas decisões.

A essa altura já eram 10h, agora eu realmente tinha que voltar pra casa. No retorno, passei em frente ao Hospital Municipal de Quijingue. Não me contive, parei e fiquei observando. Como a saúde de Quijingue mudou pra melhor. Tornou-se referência na região! 

O Hospital possui estrutura física adequada, profissionais alegres, bom atendimento, todos os pacientes ali eram atendidos. Um enfermeiro que terminava seu plantão me contou que o paciente só é transferido para outra cidade se for algo realmente grave, caso contrário, têm-se profissionais e equipamentos suficientes para o atendimento qualificado.

Quando de repente levo um grande susto. Levanto, olho para os lados, estou na minha cama, no meu relógio marca 3h da madrugada. Infelizmente, tudo isso não passou de um sonho. Minha cidade está nas mesmas condições que a deixei anos atrás, pouco ou quase nada mudou. Porém, pior que saber que tudo isso não passou de um sonho, de um devaneio qualquer, foi saber que o mesmo grupo político responsável pela gestão de Quijinguehá 16 anos, insiste em manter-se no poder nas próximas eleições municipais. Triste realidade!

Saudações Políticas!

39 comentários:

  1. Esse blog virou diario de frustrado!kkk

    ResponderExcluir
  2. Hoje soube que Romerinho e Almerinho recebem sem trabalhar. INCRÍVEL, NÉ LAECIO?

    ResponderExcluir
  3. SER UTÓPICO QUE NÃO ENFRENTA FILAS QDO ESTÁ ACIDENTADO PQ SEU GOVERNO LHE DÁ ASSISTENCIA MÉDICA DE QUALIDADE. ACORDA FIO. VIVE AONDE?

    ResponderExcluir
  4. num vá trabalhar nao fiqui sonhando com a prefeitura!!!!!!!!! mané

    ResponderExcluir
  5. ...E MAIS UM JOVEM TEVE SUA VIDA CEIFADA,HOJE, 21/07/2012 POR CAUSA DE ACIDENTE COM MOTO...

    C.A.S.V.

    ResponderExcluir
  6. Viu como você é utopista? O problema não é só Quijingue, é o Brasil! Você achou que com Lula e Dilma ia chegar lá: sanemaneto, saúde, educação, segurança e até agora nada. Você achou que com Wagner ia mudar: saneamento, saúde, educação, segurança. E até agora, nada! Você acha que Almirinho vai melhorar? Realmente você é utopista, meu caro!

    Rafael Aguia

    ResponderExcluir
  7. Velho, faça como eu,continue dormindo. rsrs
    Zezinho

    ResponderExcluir
  8. QUE PENA QUE ERA TUDO UM SONHO MEU CARO, MÁS NÃO SE PREOCULPE, TENHA CERTEZA QUE QUANDO NININHO GANHAR, ESSE SONHO SE REALIZARÁ, NÃO TENHA DÚVIDAS.!!!!!!!
    MÁS PARA ISSO, EN NININHO TEMOS QUE VOTAR!
    FICA, FICA, FICA ,FICA, FICA DO LADO QUE ESTAR,
    O POVO NÃO É BESTA MUITO MENOS PIPOCAAAAAAAAAAAA!
    EITA GENTE BOA,
    JA SABEM EM QUEM VOTAR
    VAMOS VOTAR EM NININHO!
    PARA O SONHO DE LAÉCIO (QUE É O NOSSO)
    SE REALIZAR.
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
  9. Laécio Andrade apesar de não te conhecer adorei o testo,quem sabe um dia esse seu sonho que não é só seu,mais sim de toda ou talvez da maioria da população não se torne uma grande realidade,principalmente no que se refere a saúde .que não seja tão decadente como esta .são Paulo 22-07-2012

    ResponderExcluir
  10. Um sonho tão bom e quando acordou viu que não se passava de um simples sonho,e que na realidade Quijigue é um pesadelo.

    ResponderExcluir
  11. Todos nós sonhamos com uma cidade assim. Vamos sonhar, é de graça. Agora para realizar esse sonho só o povo na hora de votar. 133333333333333 para tudo melhorar.

    ResponderExcluir
  12. Laercio deixa de Besteira para de postar isso, quando mais estuda fica mais besta, se ligue rp.

    nem cedo vc acorda.

    ResponderExcluir
  13. BOM DIA, VEJO QUE ESSE ANÔNIMO É UM DOS SANGUE SUGAS QUE ESTA QUERENDO CONTINUAR CHUPANDO O SANGUE DOS QUIJINGUENSES AO FALAR QUE VAI VOTAR EM NININHO E SUA CUPULA DE SANGUE SUGAS SE IDENTIFIQUE SEJA HOMEM QUEM ESTIVER COM OS SANGUE SUGAS VAI TER A MAIOR DERROTA QUE JA TEVE NAS ELEIÇÕES DE QUIJINGJUE ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo

    Que pena que o anônimo aí de cima sonha com a vitória de nininho só que não passa de um sonho e desse sonho você nunca vai acordar porque a vitória de Almirinho vai ser de goleada é gooooooolllllll...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  15. Realmente o Professor Laercio nada entende de Administração pública, qual será a prefeitura deste país q publicará diariamente em murais o q entra e o q gasta??? Se ao menos ele fosse sensato e pensasse em ver isso mensalmente, talvez ele tivesse um pouco noção do q é Administração Pública... Professor laercio veja nos sites oficiais TCM por exemplo q se vc acessar verás as prestações de contas, se informe primeiro meu caro, hj com o mundo das tecnologias tudo é publicado...

    ResponderExcluir
  16. Não dá pra entender por q essa pessoa fala de sangue sugas, será q é por q deixou de chupar o sangue dos quijinguenses como ele se refere ai???? Por q ao q consta vc e companhia já foi tbém... né!!!!

    ResponderExcluir
  17. Ass: Boris
    Laécio vai usar sua inteligência e sua graduação para uma coisa produtiva. Já que você quer mudar alguma coisa só há um caminho ser candidato a algum pleito.

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkk Amigo sabemos que 99,99 dos nossos sonhos sao pesadelo...e si isso si torna frequente.melhor procurar um psíquiatra......

    ResponderExcluir
  19. Poxa li com tanto prazer. Me sentir uma municipe orgulhosa. Achei: Finalmente se decobriu algo muito bom em Quijingue!!! Ela é uma cidade maravilhosa!!!
    Decepção!!! Sonho, longe de se tornar realidade.
    As propostas politicas que nos estao a frente nao nos dá esperança de mudanças.
    Muito triste

    Quijinguense apaixonado.

    ResponderExcluir
  20. Feira/pensando in qujing23 de julho de 2012 22:51

    As mudanças são necessarias, a construção de um novo modelo de governar tem que ser de carater emergencial até quando ficaremos sonhando como colocou o jovem Laecio Andrade, então continue com com seu potencial e de pessoas com essa visão que precisamos!!

    ResponderExcluir
  21. Celestino Gonçalves R. Pontes na rua24 de julho de 2012 15:16

    O livro o combate a corrupção nas prefeituras do brasil de 2008 diz o seguinte:

    "normalmente, a Lei Orgânica do Município obriga o prefeito a afixar, DIARIAMENTE, na sede da prefeitura o movimento de caixa do dia anterior (o chamado boletim de caixa), no qual devem estar discriminados todos os pagamentos efetuados. A mesma lei exige também que, mensalmente, seja tornado público o balancete resumido, com as receitas e despesas do município. A ausência desses procedimentos faz com que os cidadãos fiquem impedidos de acompanhar e verificar a movimentação financeira da municipalidade, e isso pode ser indicação de acodertamento de fatos ILÍCITOS" .

    Portanto, o Prof. Laercio Andrade sabe o que está dizendo.

    As possibilidade de transparência ultrapassam a divulgação no TCM como erroneamente sugere o anônimo.

    É preciso estudar um pouquinho mais sobre administração pública, mas isso não resolve é preciso QUERER SER TRANSPARÊNTE com os recursos público.

    Parabéns professor e não ligue para esses comentários de pessoas que não querem perder a mamadeira. SÓ QUE O LEITE UM DIA ACABA rs

    ResponderExcluir
  22. É ISSO AI CHEGA É 13 13 13 13 13

    ResponderExcluir
  23. Laecio se preocupa não, esse seu sonho será realizado com a vitório de ALMIRINHO dia 07 de Outubro de 2012.

    É 13 13 13 13 13 13 13

    ResponderExcluir
  24. esse seu sonho é o maior pesadelo de joaquim kkkk

    ResponderExcluir
  25. Olha só o anonimo ai manda procurar informações na internet rsrs piada viu. quando vejo alguma coisa na internet sobre o joaquim é só denúncias e corrupção kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  26. publica ai novamente a reportagem do "fantasminhas" digo do filho do prefeito kkk

    ResponderExcluir
  27. laercio você esqueceu de dizer que no sonho vc não viu filho de prefeito ganhar como assessor palarmentar da bahia e morar em outro estado rs

    por isso é almirinho

    ResponderExcluir
  28. o termometro para avaliar que os texto realmente tocam na ferida de joaquim e nininho gois são os comentário aqui atacando o autor do texto. continua está incomodando e isso é ótimo. parabés professor

    ResponderExcluir
  29. Com certeza você é mais um sangue suga que vai deixar de sugar...
    Não chore não, não chore não, se você chora maltrata muito meu coração...
    kkkkkkkk é 13131313 e não adianta chorar

    ResponderExcluir
  30. É impressionante, como as pessoas tornam-se agressivas nos em períodos eleitorais de amigos a inimigos num instante, sabendo que poderiam simplesmente serem adversários e colocarem na mesa apenas as idéias que visem o bem comum. Não moro em Quijingue no momento, pretendo voltar e preciso, apenas que exista infraestrutura para que eu possa exercer as minhas atividades, assim como deveria ser o objetivo de cada cidadão quijinguense, não precisamos de nenhum benefício direto e sim das condições básicas que são deveres do estado e direitos do cidadão.

    ResponderExcluir
  31. Infelismente por ser uma pequena Cidade, sem nenhuma estrutura sócio-econômica... Os politicos ainda continuam se elegendo em troca de favores. Gente vamos lembrar na hora vo voto, que o Prefeito é um administrador público. Q tem q prestar contas ao municipio, afinal de contas existem distribuição de verbas municipais e principalmente os impostos q imensuravelmente pagamos...

    ResponderExcluir
  32. Cada dia que se passa
    E tudo vai piorando mais e mais
    E cada vez fica difícil de notar algum valor
    Apesar de tudo parecer está errado
    Ainda há algo que não se acabou

    Com tudo que vemos hoje
    Realmente ficamos assustados
    Mas não se pode deixar de viver
    Sei que é difícil mas não é certo se isolar
    O mundo ta aí tem que saber aproveitar

    Cada vez mais se perde a esperança
    De tudo isso ainda mudar
    Mas pode crer vale a pena acreditar
    Que um dia pode melhorar
    Eu espero...

    Tantas coisas apavorantes
    É difícil não sentir medo
    Com tantos problemas
    Fica difícil até de se respirar
    Mas tudo isso ainda pode mudar

    Com tudo isso a nossa volta
    Me sinto desprotegido sozinho
    Mas sei que tem gente que ta pior
    Não posso ficar reclamando
    Não tenho todo esse direito

    Cada vez mais se perde a esperança
    De tudo isso ainda mudar
    Mas pode crer vale a pena acreditar
    Que um dia pode melhorar
    Eu espero...

    Mas deve valer a pena acreditar
    Por que se não acreditarmos
    O que poderemos fazer
    Como vamos suportar isso
    Nos falta uma força pra segui adiante



    Por que

    É duro ter que aceitar

    Por que

    Tudo pode piorar

    Que vale a pena ...
    Acreditar...
    Eu espero...
    Um dia pode melhorar..

    ResponderExcluir
  33. É melhor atirar-se à luta em busca de dias melhores, mesmo correndo o risco de perder tudo, do que permanecer estático, como os pobres de espírito, que não lutam, mas também não vencem, que não conhecem a dor da derrota, nem a glória de ressurgir dos escombros. Esses pobres de espírito, ao final de sua jornada na Terra não agradecem a Deus por terem vivido, mas desculpam-se perante Ele, por terem apenas passado pela vida..

    ResponderExcluir
  34. Nossa criei um filme lendo a matéria. Ufa! logo vi que era um sonho. Cara vc é jovem tem que sonhar e pensar em mudanças mesmo, tempos que ser inteligente e fazer a diferença. parabéns por fazer despertar a vontade de mudança.
    Quijinguense

    ResponderExcluir
  35. GOSTARIA DE SABER DOS PREFEITOS E VEREADORES SOBRE PORQUE NÃO TIRA MAIS A IDENTIDADE NESSA CIDADE? PORQUE MEU IRMÃO FOI TIRAR A IDENTIDADE E FALARAM QUE FECHOU O LOCAL .PEÇO AO QUIJINGUE.COM QUE ME INFORME AQUI,POIS NOSSA CIDADE É UMA PENA ESTÁ FECHANDO O QUE TEM.AGUARDO RESPOSTAS.

    ResponderExcluir
  36. QUIJINGUE NAO PARA FRENTE

    ResponderExcluir
  37. Caro Laécio, me deliciei com seu texto. Muitas vezes tive sonhos parecidos, e ainda os tenho. Se sonhamos com isso, é sinal que nossa fé em mudanças nessa amada cidade permanece viva.
    Li todos os comentários e percebi que boa maioria não entendeu o significado desse texto publicado por você. Infelizmente, ainda há muitos que insistem em permanecer limitados a um partidarismo limitado. É pena que tomar o partido de nossa cidade, ainda não aprenderam. Pensam em interesses próprios e disferem asneiras sem ao menos dedicaram um segundo sequer de reflexão.
    Senti-me muito feliz em ler, e saber que foi você quem publicou tal texto. Eu particularmente confesso que já estava me deixando contaminar com os "boatos" ao seu respeito. Sou seu colega de infância, e quando soube que vc estava ocupando tal cargo no município alegrei-me muito, mas já estava desacreditado. No entanto, seu sonho/texto, reanimou minha fé em você.
    Não deixe de sonhar. Nunca!

    ResponderExcluir
  38. por que o cartório de quijingue estar sendo filial do cartorio de algodões?pois pra encaminharmos um casamento civil, teremos que nos deslocar ate algodões. pq?la estar sendo cidade e aqui povoado. explique-me quijingue.com

    ResponderExcluir