sexta-feira, 20 de julho de 2012

Cápsula do tempo: um recado para Almirinho.


Por Jorge Márcio

Tradicionalmente na noite de réveillon bilhões de seres humanos elaboram uma gigantesca lista de pedidos, de compromissos, de sonhos que ao final do ano brota com o raio incandescente do novo sol, vão aos poucos sendo conferidos – num misto de alegria e frustração com os sabores e dissabores “presenteados” pela nossa aventura terráquea.

2012 é um ano mais do que atípico. É um momento “Sui generis” na conturbada história política de Quijingue. Grifo o verbete “conturbado”; pois elementos como “Traição, perseguição, corrupção sistêmica, nepotismo” tem norteado o jeito quijinguense de governar. Aqui não vale – por uma questão higiênica, citar nomes bem conhecido do Ministério Público Estadual, envoltos a uma gigantesca rede de desvio do erário.

Almirinho
Dirijo-me ao senhor Almiro Abreu Filho – Almirinho para os admiradores e também para os desafetos. Ao projetar uma cápsula do tempo; colocando na mesma todas as expectativas de um 2013 repleto de “Mudança de rumo” na condução do dinheiro do povo sofrido e abandonado de Quijingue, parto do principio de que o jovem carismático oriundo de uma tradicional e honrada família, possa ter seu nome chancelado nas urnas em 7 de outubro; como acredita e deseja os homens e mulheres de bem de Quijingue.

Caso sua vitória seja mesmo confirmada, não basta apenas elencar enésimos desejos de real transformação das coisas e causas nossas de cada dia. Será vital checar cada pedido e assim sendo, ele - primeiro prefeito eleito sem a ajuda do poder local em duas décadas; caberá queimar uma página obscura da nossa história escritas por pessoas cuja índole não se recomenda nem ao mais vil dos inimigos.

As condições políticas – tanto em nível estadual como nacional – lhes são favoráveis. Por ter trânsito fácil em ambas às esferas; não terá desculpas amarelas para dizer que “não deu pra fazer”, ou “ faltou verba, o governo é de outro matiz político”. Nosso município tem potencial econômico para crescer sim! A agricultura que o diga. Sem a perenidade do rio, barragens são vitais para mudar o quadro. Falta mesmo é vontade e fazer diferente. Conheço várias pessoas que nesse momento estão ávidas em vê Quijingue mudar. A disposição da maioria do eleitor em concede-lhes esta oportunidade não pode e não deve ser perdida. Iniciar a construção de uma nova história dependerá além do voto do mais simples ao mais graduado cidadão, de sua íntima e exclusividade pessoal. Se joga Almirinho! 

Feliz 2013 para todos nós!

27 comentários:

  1. é isso ai, solte o peito e diga comigo é Almirinho é 13 para acabar com a courrupção e o atraso.

    ResponderExcluir
  2. sera que um dia a corrupção acaba? todos os corruptos se safam as vezes devolvem dinheiro mais so isso

    ResponderExcluir
  3. Concordo em gênero, numero e Grau com o texto do Brilhante professor Jorge Márcio. O Almirinho Tem obrigação de nao Decepcionar!votar 13 é a ultima saida!!

    ResponderExcluir
  4. podem apostarem que vai mudar sim , e pra melhor , por que niniho Góis conhece muito bem nosso municipio e sabe de todas as nessecidades que o povo quijinguense passa. não tenho nada contra Almirinho, mais nunca tinha visto antes dele entrar pra politica , e Nininho góis não,ja-o conheço ja nos coprimentamos bem antes dele pensar em politica e sei que e um cara super legal.sei de alguns pontos negativos do Atual prefeito, mais sei tambem que Joaquim não vai ter vem quando Nininho tomar posse, quem pensar isso ta muito enganado, mais cada um tem sua opinião eu aposto no (55) e com muita convicção da vitória.Um abraço a todos situação e oposição ! ! !

    ResponderExcluir
  5. Que dessa vez de tudo certe, por que toda a nossa população, merece um prefeito, honrado.
    e que tire quijingue do passado, e traga para o
    futuro.
    se Deus quiser, a gora vai.

    ResponderExcluir
  6. muito bem senhor laerte nessa carta vc fala bem de corrupcao e nepotismo mais lenbrisi q em sua familia o seu irmao junio emprega pessoas da familia ou seja sua esposa sera q isso e nepotismo tou deixando esa msg mais sei q vc nao vai posta pq vcs nao fala dos poblemas de vcs mais vc sab q e verdade isso e oq entereca

    ResponderExcluir
  7. Quem é esse cara, vocês conhecem?
    Já fez o que por este município?
    Ele trabalha? Onde?
    O que ele faz? Pra saber vá em EUCLIDES DA CUNHA!

    555555555555555555555555555555555555555555555555

    ResponderExcluir
  8. vc diz que não conhece Almirinho, mas ele é QUIJINGUENSE e faz política ante de Nininho. Certamente quando vc votou em Joaquim tb não sabia quem era né?

    Almirinho vai ganhar não tenho dúvidas. O povo não aguenta mais. e me venha me dizer que joaquim não vai interferir, esse papo ai ta por fora.

    É ALMIRINHO 13

    ResponderExcluir
  9. o candidato pelo pt almir terra branca disse na convençõa dele que se o almirinhi não ganhar e não vai ele pula logo para o outro isso é que é companheiro

    ResponderExcluir
  10. E NININHO JÁ FALOU COM ALGUÉM FALAVA COM ALGUEM.

    ResponderExcluir
  11. LÁ EM CASA SÃO 8 VOTOS, 7 É 13, E SÓ MAE É 55, MAIS MÃE TEM OITENTA ANOS NEM VAI VOTAR É ARROCHO É 13

    ResponderExcluir
  12. licitações com tres CNPJ pertencetes a mesma FIRMA,cada um tem um nome,com isso faz-se a dança de preços e nunca a EMPRESA deixa de vender para a prefeitura.
    votem na continuidade,e continuarão sendo feito de bestassssssssssssssssssssssssssssssssss.
    comerciantes abram os olhosssssssssssss.

    ResponderExcluir
  13. Gasolina saindo pelo ralo,levando concursados para monte santo,combustivel da prefeitura,é cobrado uma mensalidade de cada passageiro que estão fazendo curso,É 5555555555555555555555555.Só até dia 07 de outubro depois é 131313131313.

    ResponderExcluir
  14. FICA, FICA, FICA, FICA, FICA, FICA DO LADO DE LÁ.
    O POVO NÃO É BESTA
    MUITO MENOS PIPOCAAAAAAAAAA.
    EITA GENTE BOA,
    EM NININHO VAMOS VOTAR.
    POR ISSO EU TE DIGO,
    FICA DO LADO DE LÁ.

    ResponderExcluir
  15. Não sei como pessoas esclarecidas como algumas q fazem parte da cúpula do 13 tem coragem de confiar tanto em quem não conhecem... Me pergunto quem é Almiro Abreu Filho (Almirinho)? Como essa pessoa pode dizer q é Quijinguense s nunca residiu no município e até hj não reside???? Como essa pessoa sem perfil nenhum de trabalho poderá administrar um município??? Não se pode compará-lo a Lula, pois o ex-presidente tem toda uma história de militância e gestão nos sindicatos, então, meus caros ñ se pode comparar... Continuando as indagações como vcs podem depositar tanta confiança s vcs ñ o conhecem???? O q essas pessoas q apoiam Almirinho querem ñ é o progresso de Quijingue e sim derrotar a situação por mera questão política sem pensar nas consequências do caos q seria com uma criatura dessas no poder... S vcs q são eleitores da oposição estivessem investindo em Romero Filho, Anaibe, Júnior do Barbosa ou outros Nascidos e criados em Quijingue para prefeito, ai sim acreditaria q vcs querem o progresso acima de tudo, mas diante das indagações conclui-se q é apenas oposicionismo sem pensar nas conseuqências futuras... Reflitam já pensaram s esse candidato chegasse a ganhar e virasse as costas pra vcs??? o q vcs fariam???? Onde o procurariam???? Isso é pra refletir... Antes de sermos apenas partidários devemos pensar no perfil de cada candidato...

    ResponderExcluir
  16. Se a atual administração ñ tá correspondendo com as expectativas, ñ se pode julgar por q tudo ñ saiu como foi pensado, por isso ñ se pode deixar de reconhcer dos serviços Prestados por Dr. Joaquim a Quijingue...Sem paixão política reflitam como era Quijingue em 1997 e como ficou Quijingue no final dos dois mandatos, ñ se pode ser injusto e ñ reconhecer o quanto avançamos nesses oito anos... Então ñ se pode dizer q Quijingue está no atraso. No atual mandato o quadro é outro o país passa por dificuldades e isso reflete em pequenos municípios como Quijingue, mas ao olhar a atual administração vejo q muito foi feito dentro das limitaçãoes e ainda há muito por fazer, por isso se deve acreditar em quem realmente se conhece... Reflitam...

    ResponderExcluir
  17. Cúpula do 13? Criatura? que linguagem é essa meu caro amigo, independente de quem quer que seja todos merecem nosso respeito, Você que tanto defende a situação,devia saber que em todos os lugares é necessáio se fazer mudanças,exemplo disso é Euclides da Cunha, a atual prefeita mostrou trabalho e mostrou que é possivel e povo quer mudar, crise no país? já passamos por crise piores meu caro até aceito que não apoie o candidadto do PT, é um direito seu,e dizer que não o conhece também, mas não podemos julgar para depois não sermos julgados. Pense nisso com carinho tá.

    ResponderExcluir
  18. está na cara ninguém quer continuar com a corrupçao, com atraso e com o grupo do prefeito ficha suja, então encha o peito e diga é 13 e pronto.

    ResponderExcluir
  19. A hora da Mudança estar Chegando, com Almirinho, Cancão e LÉO para Vereador!!Estar mais do que na hora de Quijingue se Livra de tanta gente RUIM!!Dálhe 13!!!!13!!!

    ResponderExcluir
  20. Caros Conterrâneos,
    A primeira vez que estive em Quijingue para participar de algo relacionado à política, foi na posse do Sr.Felisberto em janeiro de 1983.
    Desde aquela época já existia a promessa da água chegar até o povoado de Poço Dantas, mas, só promessa. A cada eleição a promessa era renovada e o povo sempre na esperança do sofrimento acabar.
    Após Felisberto, outros passaram e nada foi feito em prol dos meus parentes residentes naquele povoado. Gente sofrida, mas aguerrida.
    A ÁGUA CHEGOU a POÇO DANTAS? CHEGOU! E graças a quem? A esse jovem que os oposicionistas chamam de FORASTEIRO. Um FORASTEIRO com VISÃO, diga-se de passagem, porque os que por lá passaram todos esses anos, não tiveram a mesma visão e audácia de ALMIRINHO.
    O Sr. Joaquim Manoel dos Santos (atual prefeito da cidade) para quem não sabe, não é baiano, nasceu na cidade de Francisco dos Santos no Piauí, um dos estados do nordeste mais castigados pela seca.
    Nem tendo todo esse conhecimento, se prontificou a fazer uma gestão pensando em levar às casas do nosso povo a maior fonte de sobrevivência do ser humano "a ÀGUA”.
    Vale lembrar que Juracy Magalhães, (nascido em Fortaleza) Luís Viana Filho (nascido em Paris) Jaques Wagner (nascido no Rio de Janeiro) estão na lista de políticos que governaram (e ainda governam nosso estado como é o caso do atual governador) e não são baianos.
    Precisamos remover essas porteiras conservadoras e inúteis que teimam em manter nossa gente trancafiada e mergulhada em promessas fantasmagóricas que só levam nossa terra ao mais sombrio dos abismos.
    CHEGA! Precisamos mudar. Precisamos em Quijingue de um gestor de pulso firme, que se preocupe com a carência dos nossos irmãos e que muito possa fazer por eles. Mesmo que ele seja um FORASTEIRO como dizem, se os filhos da terra que por lá passaram nada fizeram, essa é a hora de darmos a chance a alguém que pelo menos amenizou o sofrimento do nosso povo levando a eles o direito de vê sair das torneiras de suas casas o bem maior da vida "A ÁGUA".
    Que esse bem seja estendido a outras localidades que sofrem com a falta dela.
    Que em outubro possamos ter nas urnas um resultado positivo para que o progresso possa ser a rótulo das próximas campanhas do PT em nossa região. Abraços a todos e RUMO A VITÓRIA COM ALMIRINHO.
    Att, Nelsimara Pimentel de Andrade

    ResponderExcluir
  21. NOS QUIJINGUENES TEMOS QUER VOTAR NO 13...
    SABE PORQUE? PORQUE É ELE QUE TA TIRANDO A CIDADE DA MISERIA E NÃO ESSE GRUPO DE PUCHA-SACOS QUE SO MEIA DUZIA DELES QUE "ENRICA" EU QUERO É MUITA GENTE QUER UMA CIDADE LINDA DE JARDIM BONITO E MUITO MAIS.....CHEIGA DE TANTA FALTA DE ATENÇAO COM O CIDADÃO QUIJINGUENSE!!!

    ResponderExcluir
  22. Nininho desejo o melhor pra
    vc mas
    devidoa as arrogancias de
    pessoas que o doutor Joaquim
    deixou no cargo, está comprometendo seus
    votos
    E tudo indica que essas pessoas vão permanecer
    porque nininho vai dexa-las
    POR favor
    explique a populaçao alguma coisa diante disso
    ou vão dar valor as cobras e vcs perdendo com isso..

    ResponderExcluir
  23. Não vamos votar para um candidato que é do time do prefeito ficha suja,que em quatro anos não fez praticamente nada,que está sofrendo processos administrativos,que só se importa com eleitor na hora da votação,que depois da eleição desaparece.O candidato do prefeito ficha suja não vai ser diferente,pensem bem na hora de votar!!!!!!!!!!!!!!!Agora é 13.

    ResponderExcluir
  24. e 13 neles agora a panelinha quebrou chega de sofrimento queremos agua encanada la na localidade de lagoa do garrote que esta sofrendo com a grande seca estamos passando por situaçoes dificil

    ResponderExcluir