quarta-feira, 11 de julho de 2012

Antônio Brito: Cavaleiro da Esperança!

Por: Jorge Márcio

¬Seminários, encontros, palestras, debates; é vasta a programação elaborada por faculdades, universidades veículos de comunicação para marcar o centenário de nascimento do escritor e imortal Jorge Amado. No ar desde o dia 18 de junho na Rede Globo às onze da noite Gabriela – um “remake” em homenagem ao baiano que teve sua obra traduzida para mais de cem idiomas. Só Gabriela pode ler lida em trinta e três. Sua genialidade descortinou fronteiras!

Outra pérola do gênio Jorge que deveria ser livro de cabeceira é Cavaleiro da Esperança. Mais que um romance, ele narra com maestria a trajetória do ativista político Luis Carlos Prestes. Sua envergadura moral, sua oposição firme diante das inúmeras tiranias perpetradas pela “era Vargas” –  corrupção, censura, desrespeito a constituição levaram ao exílio. O expoente maior do “Partidão” – que este ano completou noventa anos é fonte inesgotável de inspiração, lição de vida, paradigma na conduta da coisa pública. O Brasil do início do século vinte infelizmente não ficou para traz, no tocante as tratativas do erário e em todos os seus níveis. (Clique em "Leia Mais" para continuar a leitura)

Prova inconteste disso é o mar de lama em que o município de Quijingue encontra submerso. Desde 1997 até o raiar do sol deste julho assistimos perplexos a malversação dos recursos destinados a esta terra, o nepotismo sistêmico, a perseguição sem limites em toda a esfera do poder. Uma tirania típica das mãos sanguinárias que governaram a América Latina no auge da operação Condor. Alguns personagens no agrupamento liderado pelo prefeito Joaquim Manoel (PSD, ex-DEM, ex-PFL) são como garças – que adentram ao pântano e não sujam a plumagem ficando quase equidistante da carnificina entre eles podemos citar os vereadores Espedito Santana e Clovis Cavalcante – que nem sempre conseguem esconder o constrangimento diante das verdades postas pela bancada de oposição na casa da cidadania.

Mas tudo não parece perdido! A onde “vermelha” que mudou o Brasil com o desembarque do nordestino Luis Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto e a reboque expulsou os déspotas do Palácio de Ondina, com a vitória em dose dupla do governador Jaques Wagner vai sacudir as mentes e os corações dos homens, mulheres e os jovens de bem de Quijingue. É à hora da verdadeira mudança de rumo!

A presença do médico veterinário Antonio Brito na cena política desse rincão soa mesmo como uma luz no fim do túnel. Ele poderia ter construído sua carreira política em Ribeira do Pombal – não por ser oriundo de uma poderosa dinastia – mas por ter ao longo de sua vida prestado e continua prestando – relevantes serviços a sua terra de origem; seja no setor público, seja na iniciativa privada. Ele herdou mesmo do tio Naydson – um gigante da resistência – amor por Quijingue e seu sofrido povo. As inúmeras ameaças contra sua vida não o tem desestimulado. Talvez sirvam de combustível e de bússola para mostra-lhe que realmente trilha pelo caminho reto da honestidade, do zelo pela coisa pública. Não configura menor exagero compará-lo ao velho Prestes. As mazelas vividas em Quijingue são semelhantes às contestadas pelo Cavaleiro da Esperança. Aqui se deve fazer justiça que hoje há uma atmosfera favorável a mudança, pois outros “cavaleiros e amazonas” entendem que esse momento é propício para uma transformação do quadro político e os mesmos colaboram para isso. Grosso modo merecem deferências Naydson Brito, Romero Rocha, Reginaldo Cavalcante, Irmã Teresinha, Célia Santos, Clemilton (Cancão) e Erasmo (ambos oriundos de Maceté) Almirinho, Barbosa Junior, José Carlos Almeida, Aldair Silva, Padre França – nosso Mestre Maior e tantos outros e outras, que como tem dito a vereador Célia Maria dos Santos Silva – o “Antonio tem abertos os olhos de todos os quijinguenses para o grande mal que o grupo do prefeito vem fazendo”. Que o exemplo da conduta pessoal e política do senhor Antonio Brito seja objeto de reflexão do eleitor na hora de teclar a urna eletrônica. Mudanças podem até provocar “medo”, mas só com elas poderemos vislumbrar novos horizontes.

É necessário renascer com o sol!

JORGE MÁRCIO

9 comentários:

  1. Que porra é essa Laerte, camapanha aberta para o antonio Brito no blog. Vai por esse Jorge Márcio não.

    ResponderExcluir
  2. Existe algum interesse aí.

    ResponderExcluir
  3. Que nojo...estou deixando a partir de agora de abrir esse blogzinho a cada dia está mais manipulador do que qualquer político corupto que possam noticiar. Cadê a imparcialidade? Cadê a ética? Antônio Brito é um pobre coitado que não sabe o que fala muito menos o que faz. Acreditem, se ele conseguir a reeleição será um grande milagre ou conseguiram alienar mais uma vez a população carente que de maneira ingênua acredita que ele realmente pode ser um tal "cavaleiro da esperança". Me deixem viu!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Oposição de Maceté, Erasmo...palhaçada..oposição em Maceté se chama seu Nel, e ninguém mais.. o resto é aproveitadores...

    ResponderExcluir
  5. Prof. Laecio Andrade12 de julho de 2012 13:18

    Já que Jorge escreveu sobre esse importante personagem da nossa História recente, indico a todos o filme "O Velho" que conta a História de Luis Carlos Prestes ou "o velho" como também fora chamado.

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião qualquer um que realmente queira uma propaganda aberta tem direito.Aquele que quer só promessas tem medo de uma propaganda aberta ,aquele que quer compras de voto tem medo de propaganda aberta o crime tem que ser escondido.

    ResponderExcluir
  7. Adorei a homenagem aos vereadores de oposição e em especial ao Antonio Brito.O Jorge Márcio é tão equilibrado que citou o Clovis e o Espedito, vereadores do Joaquim e que são gente boa.Valeu Laerte!O site estar de parabéns!Porque não coloqou fotos??

    ResponderExcluir
  8. Pobre Antônio Brito, se a população bem soubesse de quem se trata... O texto quer alienar, conduzir e ainda por cima PEDIR VOTO, isso é incontestável, escritor, escreva algo mais relevante!

    ResponderExcluir
  9. O Antonio Brito é o melhor vereador do Quijingue, moro no Tanque do Rumo e se depender de mim ele será o mais Votado!Valeu Antonio Brito!!!
    Henrique Moura

    ResponderExcluir