segunda-feira, 2 de julho de 2012

2 de julho: Independência da Bahia

A Independência da Bahia é um capítulo fundamental para compreender a história do Brasil. Poucos sabem, mas o Dois de Julho, comemorado com festa cívica, política, cultural e religiosa todos os anos em Salvador foi escrita para além de personagens como Maria Quitéria e Joana Angélica. A importante participação da sertaneja que virou soldado e da religiosa que enfrentou um exército foram decisivas, mas é preciso lembrar que o que aconteceu na Bahia em 1823 foi incisivo para todos os brasileiros. Já em 1822, o Brasil já havia declarado a emancipação, mas a Bahia, assim como Minas Gerais, Pernambuco e Rio de Janeiro ainda continuavam sob domínio persistente dos portugueses. A luta de cunho popular, travada inclusive no Recôncavo Baiano, unida ao fortalecimento da Marinha e Exército brasileiros, garantiram a vitória baiana e brasileira. A data é um marco da força dos setores populares, do protagonismo feminino e da formação da identidade da Bahia.

6 comentários:

  1. Ana Paula Cavalcante2 de julho de 2011 10:28

    Eu sou estudante e achei muito legal isso, a Bahia ficou indenpedente primeiro do que o brasil e a guerreira que lutou mas pela indenpedencia da bahia foi Maria Quitéria.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião! quem afirma que a Bahia é intependente? se nem p nosso paiz é independente! coitada de Maria quitéra lutou tanto! pois é só foi recnhecida depoi de morrta!é asim o mundo, éla sim foi Herói! mais se viva estivesse estaria muito triste! por ver ainda em alguns municipio da querida Bahia nas mãos do cronelismo e opressores que obrigam funcionarios votarem neles por medo de perderem seu emprgos e passarem privaçoes! isto é independencia Companheros? Independecia é você ser livre não ter medo, ter direito de poder execer a sua Cidadania Companheirada!!! Um fraternal abraço para todos;Desculpe-me o desabafo e a minha indiguinação é que desejo de coração ver nossos municipios com justiça e mais humao

    ResponderExcluir
  3. eu quero a independencia do municipio de Quijingue, no dia 07 de outubro de 2012, com a vitoria do povo, da democracia e do 13.

    ResponderExcluir
  4. peço aos amigos desse site por sinal muito bom, que traga matérias sobre corrupção e informativos a população, xõ corrupção ai em Quijingue foi maravilhoso e outas coisas mais. grato pela atenção;

    ResponderExcluir
  5. A Independência da Bahia: Um dos mais intensos episódios de luta contra a dominação portuguesa no Brasil.
    A declaração de independência feita por D. Pedro I, em sete de setembro de 1822, deu inicio a uma série de conflitos entre governos e tropas locais ainda fieis ao governo português e as forças que apoiavam nosso novo imperador. Na Bahia, o fim do domínio lusitano já se fez presente no ano de 1798, ano em que aconteceram as lutas da Conjuração Baiana.

    ResponderExcluir
  6. Ei a Bahia agora é um país! kkkk Sinseramente deveria ser revisto essa comemoração como o dia dos q lutaram pela independencia completa do Brasil, em memória dos baiano mortos! Mas dia da Independencia da Bahia!Sei lá meio sem logica!

    ResponderExcluir